Sempre quando faço pão lembro muito da minha mãe, ela fazia pão uma vez por semana e entre outras merendas que fazia para a família que trabalhava na roça; o pão me deixava curiosa, pois tinha que sovar bastante a massa, colocar em uma tijela grande, cobrir com um pano bem quentinho e deixar a massa crescer por um bom tempo, era um processo bem demorado até sair o pão que rápidinho era saboreado pela família. Uma grande família, somos 8 irmãos. Sinto muita saudades , moramos bem longe um do outro e passamos muito tempo sem encontramos. Eu herdei da minha mãe o prazer de cozinhar, eu sempre estava por perto observando tudo que ela fazia e ficava muito feliz quando ganhava um pedaço de massa para fazer minhas comidinhas.
A massa rendeu dois pães grandes, mas é melhor dividir a massa em quatro partes.
Receita de pão caseiro
Ingredientes:
-300 ml de água morna
-50g de fermento biológico fresco
-01 xícara de açúcar
-1/2 colher (chá) de sal
-02 colheres de manteiga
-02 ovos
- 6oo a 800g de farinha de trigo
-canela para polvihar a massa
Modo de preparo:
Dissolva o fermento no açúcar e junte a água, depois vá colocando os demais ingredientes e misturando bem, coloque a farinha de trigo aos poucos e sove bem a massa até não grudar mais nas mãos. Coloque em uma bacia, cubra com um pano e deixe crescer de 30 a 60 minutos até dodrar de tamanho. Abra a massa polvilhe a canela e enrole, coloque numa forma e deixe crescer novamente. Asse em forno médio.
Beijos e boa tarde a todos!
OI ELIZABETE
ResponderExcluirMULHER QUE PÃO LINDÃO!
ADOREI SUA HISTÓRIA APRENDEMOS TANTAS COISAS COM NOSSAS QUERIDAS MÃES NÉ?
BEIJO
Olá, Elizabeth
ResponderExcluirMe identifiquei um pouco com sua história, minha mãe também fazia pão ( e dos bons )e era uma delicia comer bem quentinho com manteiga.
Eu gosto de cozinhar, mas pão não me adapto a fazer. Então fico lembrando dos que ela fazia.
A saudade aumenta porque a perdi no começo deste ano.
Bjs.
Mari
eu adoro pães...mas minha massa nunca fica tãããão linda assim...vou levar sua receita de família comigo...se não der certo já já desisto...rsrs
ResponderExcluirbjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/
Que lembrança deliciosa,eu estou distante da minha mãe e irmãos também,embora fale quase todo dia pelo telefone,nunca e a mesma coisa,da uma saudade nê?.
ResponderExcluirVou anotar a receita de pão,adoro fingir que sei cozinhar...rsrsrs.
Bjs
Deusa
vasinhos coloridos
Elizabeth fiquei ennnnncantada com seu blog. Adorei! Já dei uma volta nele todinho e peguei umas receitas para fazer. Gosto de cozinhar mas não sou lá muito prendada, também gosto de artesanato e encontrei aqui muita inspiração. Que bom que você compartilha conosco seus dotes.
ResponderExcluirUm beijo
Rita
Oi Eliana,obrigada!
ResponderExcluirSimplesmente fascinante,
ResponderExcluiracredito que muitas pessoas tem boas lembranças da mãe fazendo coisas boas na cozinha como era de costume. Beijos!
O Jana não desista! qualquer dúvida pode contar comigo!
ResponderExcluirDeusa, como é difícil ficar longe da família, eu não comunico com minha mãe a muito tempo nem por telefone. Espero este fim de ano ir lá passear. Beijos!
ResponderExcluirRita de Cassia obrigada!
ResponderExcluirOi,
ResponderExcluirEu sou fã de um pão caseiro, tanto de fazer,como de comer...não tem coisa melhor! Muito bem lembrado!
Amiga, te convido pro sorteio que estamos fazendo no EternosPrazeres, passa lá!
Abraço,
Renata
oi renata,vou conferir o sorteio, obrigada!
ResponderExcluir